quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Após superar o câncer duas vezes, lutador leva prêmio de melhor do ano Leonardo Moraes, 19 anos, recebeu o prêmio de melhor atleta universitário de taekwondo em 2013. Porém, a maior das batalhas foi vencida fora dos tatames

O lutador santista Leonardo Moraes, de 19 anos, foi eleito o melhor atleta universitário de taekwondo em 2013. O jovem recebeu o prêmio no último fim de semana, no Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo. Apesar disso, se engana quem pensa que esta foi a maior vitória dele. Antes de vencer no esporte, o atual líder do ranking paulista e nacional sub-21 teve que derrotar, em duas oportunidades, o seu maior adversário: o câncer. 
Com apenas dois anos, os pais de Leonardo descobriram que o filho tinha um câncer que atinge os rins. O jovem fez um longo e intensivo tratamento de quimioterapia e radioterapia até os sete anos, quando os médicos atestaram a cura.
- Lembro bem do tratamento. Principalmente quando o meu cabelo começou a cair. Na escola o relacionamento com as outras crianças era normal, pois éramos muito pequenos, mas quando entrei no ensino médio, alguns alunos brincavam com a minha situação, mas sempre levei de boa - recorda Moraes.
Curado da primeira batalha que enfrentou, o jovem começou a praticar o esporte que mudaria sua vida. Aos oito anos, Leonardo começou a treinar o Taekwondo. 
- Logo de cara me apaixonei pelo esporte. Meu professor Belmiro Giordani observou que eu levava jeito, e investiu em mim. Isso foi maravilhoso, pois ganhei muitos títulos e prêmios na sequência – afirma.
Mosaico Leonardo Moraes - Vence no Tatame da vida (Foto: Editoria de Arte)Leonardo Moraes venceu na vida e no tatame (Foto: Editoria de Arte)

A carreira do estudante de Educação Física deslanchou. Além de atleta, o faixa preta (2º DAN) passou a dar aulas de taekwondo e colecionar conquistas, entre elas: Bicampeão Paulista Junior, e da Copa São Paulo, além de campeão Brasileiro e Universitário Junior. Vivendo a melhor fase na vida e na carreira, Leonardo teve pela frente novamente o mesmo oponente que rendeu a luta mais difícil durante a infância. 
 Os médicos chegaram a falar que talvez eu não voltasse a lutar. Fui ao chão, pois amo o que faço, aliás, está é a única coisa que sei fazer"
Leonardo Moraes
- Descobri que tinha um nódulo no pulmão esquerdo e tive que passar por mais uma cirurgia, agora com 18 anos. Foi um baque para mim, porque da noite para o dia tive que parar com tudo. Os médicos chegaram a falar que talvez eu não voltasse a lutar. Fui ao chão, pois amo o que faço, aliás, esta é a única coisa que sei fazer - conta. 
Leonardo fez tratamento intensivo com medicamentos via oral e na veia. Porém, desta vez, o período no Hospital foi menor. Moraes ficou internado cerca de um mês, mas não precisou fazer quimioterapia. Após ter vencido pela segunda vez o câncer, o atleta passou a se dedicar a mais uma função. 
- Virei palestrante no Hospital em que me tratei (A.C. Camargo, em São Paulo), onde ministro palestras de motivação para os jovens em tratamento. Pode ter certeza que se trata de uma tarefa muito gratificante - diz orgulhoso.
O atleta, que completou 19 anos no último dia 21, deixa um recado para as pessoas que estão em tratamento não só do câncer, mas qualquer tipo de doença ou adversidade na vida. 
- Eu sempre levei esta situação (câncer) como motivação. As pessoas costumam se abater, dizendo que são doentes. Comigo foi diferente e, desta forma, minha carreira começou a decolar, pois quando vou lutar lembro-me de tudo o que passei para estar ali (no tatame), então vendo muito caro a derrota - conclui.
Leonardo Moraes taekwondo (Foto: Arquivo pessoal)Leonardo Moraes recebe prêmio de melhor atleta universitário de taekwondo (Foto: Arquivo pessoal)
Leonardo Moraes taekwondo (Foto: Arquivo pessoal)Leonardo Moraes superou duas vezes o câncer, mas não desistiu do esporte (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

peço a todos que visitarem meu blog
deixem comentarios.
obrigado.