terça-feira, 15 de março de 2016

Ex-presidiário é morto com vários tiros no Igapó

Boy Mago" tinha saído da cadeia há oito dias.

 A polícia registrou uma execução na noite desta terça-feira (15), na zona Norte de Natal. O crime aconteceu na Vila José Dantas, no Loteamento Vila Paraíso, no Igapó. A vítima, de acordo com a polícia, é um ex-presidiário.
O homem morto foi identificado até o momento apenas pelo apelido de Boy Mago. No momento do crime, ele estava saindo de casa, quando homens armados se aproximaram e efetuaram vários disparos.
Após o homicídio, os criminosos fugiram e não foram identificados. Boy Mago não teve tempo de socorro e morreu no local. Populares informaram que o rapaz morto tinha saído da cadeia há oito dias.
Portal bo

Operação motociclo do CPRE notifica 46 condutores em Parnamirim

Além disso, 13 documentos veiculares e quatro carteiras de habilitação foram recolhidos.

O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), conjuntamente com o 3° Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM), realizou na tarde desta terça-feira (15), saturações com abordagens nos bairros da Cohabinal, Monte Castelo, Vale do Sol e Nova Esperança, em Parnamirim.
Durante a ação, 46 condutores foram flagrados de forma irregular. Destes, 42 tiveram suas motocicletas e motonetas removidas. Além disso, 13 documentos veiculares e quatro carteiras de habilitação foram recolhidos.

A operação motociclo visa garantir ainda mais segurança para população e diminuir os índices de crimes e infrações de trânsito na cidade.Portal BO

Parentes e amigos velam corpo de torcedor morto ontem em Fortaleza

Com músicas e bandeiras do clube hasteadas, componentes da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) receberam, no começo da tarde de hoje (14), o corpo de Jullian de Sousa Cavalcante, de 20 anos, na sede da entidade, no bairro Benfica. O jovem torcedor foi morto neste domingo (13) com um tiro antes da partida entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Jullian foi atingido durante confronto entre torcedores do Fortaleza e do Ceará, na Avenida Osório de Paiva, no bairro Bom Jardim. A família diz que o disparo foi feito por um policial. “Eles [a polícia] foram para matar e não usaram balas de borracha. Eu vou querer justiça”, desabafou a mãe de Julian, Aurenice Rodrigues.
A morte do torcedor ocorreu em meio a uma sequência de fatos envolvendo torcidas organizadas no Ceará. Na última sexta-feira (11), a Justiça determinou a suspensão das atividades das torcidas organizadas do Fortaleza e do Ceará e a proibição da entrada nos estádios de torcedores com objetos que indiquem o nome dos grupos, como camisetas e bandeiras, além de instrumentos de percussão.
A decisão judicial foi tomada a pedido do Ministério Público do Ceará após tumulto entre integrantes da TUF e da Jovem Garra Tricolor na última quarta-feira (9), durante partida entre Fortaleza e Sport de Recife, no Castelão.
De acordo com o cientista social Raoni Oliveira, que faz parte da TUF, o local onde houve o conflito já é conhecido pela polícia como um dos pontos propícios para encontros entre as torcidas rivais.
Relatos de torcedores que estiveram na Avenida Osório de Paiva dão conta de que a confusão começou após uma bomba de efeito moral ser jogada contra torcedores do Fortaleza. Com a dispersão do grupo, houve o encontro com os torcedores do Ceará. Ambos os grupos, conforme os torcedores, eram acompanhados pela Polícia Militar.
Um torcedor que não quis se identificar, temendo represália da polícia, disse que, em vez do Batalhão de Choque, estavam presentes no local oficiais do Ronda do Quarteirão e do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). “Se as torcidas organizadas não tivessem sido suspensas, nada disse teria acontecido, pois teríamos convocado os torcedores para a sede, de onde sairíamos em ônibus todos juntos”, afirmou o torcedor.
Para Raoni, a morte de Julian se insere num contexto de violência policial praticada contra jovens pobres. “Ontem (13), a polícia que deveria estar no local era o Batalhão de Choque, que atua em distúrbios civis, com balas de borracha, com armas não letais. Julian foi assassinado com uma bala de arma ponto 40. A polícia não é despreparada, e não é à toa que os policiais que atuam na periferia de Fortaleza usam preto e os que estão nas áreas nobres vestem azul. Esse contexto vem, há muito tempo, flagelando quem tem menos condição de encontrar justiça.”
Devido à rivalidade entre as torcidas do Ceará e do Fortaleza, a Secretaria de Segurança montou um esquema específico para atuar no dia em que os clubes jogariam na Arena Castelão, na disputa que é conhecida como “clássico-rei”. Ao todo, 713 policiais foram destacados para fazer a segurança no entorno do estádio nas vias de acesso e nos terminais de integração de ônibus.
Em nota, a secretaria informa que não houve registro de intervenção policial no local do confronto, mas ressalta que consta do balanço das ocorrências durante a partida informação sobre dois policiais feridos durante o distúrbio. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo a nota, a ocorrência foi registrada na Coordenadoria Integrada Operações de Segurança às 20h20min, após a entrada de Julian no Hospital Frotinha da Parangaba, uma vez que o torcedor foi socorrido por particulares. A secretaria diz que detalhes sobre a ocorrência deverão surgir a partir das investigações, que ficarão sob responsabilidade da DHPP. "Com relação ao termo iintervenção policial', é uma expressão utilizada quando uma pessoa é morta durante o confronto com a polícia", esclarece a nota.
Edição: Nádia Franco

Líderes da facção Sindicato do RN são transferidos para presídio federal

Pedido foi feito pelo Ministério Público em decorrência da Operação Alcatéia.

 O Juiz Federal Walisson Gonçalves Cunha, Corregedor do presídio federal de Porto Velho/RO, deferiu pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e determinou a transferência de lideranças da facção criminosa “Sindicato do RN” do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte para o presídio federal em Rondônia, ordem cumprida hoje por Agentes do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), por Policiais Militares do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e por Agentes Penitenciários do GOE (Grupo de Operações Especiais).

A base do pedido são as investigações da Operação Alcatéia deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal no dia 04 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar.

O Ministério Público considera o isolamento dessas lideranças uma ação de exemplaridade penal e portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo.

O pedido do Ministério Público e a determinação do Poder Judiciário integram um conjunto rotineiro de esforços destas Instituições para contribuir para o restabelecimento da ordem no sistema penitenciário, condição básica para se buscar aplicar a Lei de Execuções Penais.

Considerando as Operações Alcatraz, deflagrada em dezembro de 2014 e Alcatéia, deflagrada em fevereiro deste ano, mais de quatrocentos presos já foram denunciados por integrar organizações criminosas que atuam a partir do sistema penitenciário, o que permite ao Judiciário cumprir a Lei de Execuções Penais com melhor análise dos requisitos subjetivos para concessão de benefícios e separar os presos engajados nessas organizações dos presos que apresentam melhor comportamento e procuram cumprir suas penas.

  Portal bo

Adolescente de 14 anos encontrado morto é reconhecido por familiares

João Pedro estava desaparecido desde ontem e foi achado em na Praia de Cotovelo. Os familiares do adolescente João Pedro Lima Pontes, que estava desaparecido desde esta segunda-feira, dia 14, reconheceram como sendo dele o corpo encontrado no final da manhã desta terça-feira (15), nas falésias da Praia de Cotovelo.

A Polícia Militar havia recebido uma ligação, através do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública, na qual populares afirmaram ter visto um corpo em meio às falésias. Os policiais então foram ao local e confirmaram a informação.
Em seguida, familiares também estiveram no local e reconheceram João Pedro. O adolescente tinha saído tinha saído de casa na tarde desta segunda-feira dizendo que iria à praia.
Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados para fazer o recolhimento do corpo. Na sede do órgão, será realizada a necropsia para determinar o que causou a morte do adolescente.

Os familiares do adolescente João Pedro Lima Pontes, que estava desaparecido desde esta segunda-feira, dia 14, reconheceram como sendo dele o corpo encontrado no final da manhã desta terça-feira (15), nas falésias da Praia de Cotovelo.
A Polícia Militar havia recebido uma ligação, através do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública, na qual populares afirmaram ter visto um corpo em meio às falésias. Os policiais então foram ao local e confirmaram a informação.
Em seguida, familiares também estiveram no local e reconheceram João Pedro. O adolescente tinha saído tinha saído de casa na tarde desta segunda-feira dizendo que iria à praia.

Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados para fazer o recolhimento do corpo. Na sede do órgão, será realizada a necropsia para determinar o que causou a morte do adolescente.  portal bo

PF prende dois homens que recebiam cocaína pelos Correios em Natal

Suspeitos disseram que “aguardavam livros” comprados pela internet.  A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira, 14, no bairro de Neópolis, zona sul da capital, um auxiliar de produção e um autônomo, respectivamente, de 24 e 25 anos, ambos potiguares, acusados de tráfico de drogas. Com a dupla, foi apreendido um quilo de cocaína que chegou ao RN através de uma encomenda postada no Acre. A ação teve início quando os policiais receberam a informação dos Correios dando conta de que uma encomenda suspeita de conter algo ilícito estava no Centro de Triagem para ser entregue no dia de hoje.

Os policiais, então, resolveram acompanhar o momento em que o carteiro entregaria o objeto e viram quando dois homens chegaram de carro no endereço apontado como destinatário, sendo que um deles desceu e entrou na casa. Instantes depois, quando ele saía com uma encomenda na mão, foi abordado e revistado. Ao ser examinado o conteúdo da caixa foi encontrado um tablete com aparência de droga, tendo os homens recebido voz de prisão.
Em seguida, eles foram levados para autuação na sede da PF, onde a substância, submetida a exames periciais, apontou resultado positivo para cocaína.
Durante o depoimento, os suspeitos se mostraram dissimulados ao afirmar que não sabiam que a encomenda continha substância entorpecente, pois “aguardavam o recebimento de livros” que haviam sido comprados pela internet.

Indiciados por tráfico de drogas, os acusados permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça. Um deles possui antecedentes criminais e já foi condenado por crime de roubo cometido no RN. Atualmente, cumpre pena no regime semiaberto e está usando uma tornozeleira eletrônica. Esta foi a segunda apreensão de cocaína feita pela PF este ano na Região Metropolitana de Natal.   portal bo    

Suspeito de assaltos é executado no Pajuçara.

Igor Silva, o "Nóia", foi morto por um desconhecido armado de pistola  Um jovem suspeito de assaltos foi executado na manhã desta terça-feira (15), na rua José Batista de Souto, no conjunto Brasil Novo, no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. "Nóia", como era mais conhecida a vítima, possuía a suspeita de ter cometido diversos assaltos na região.

De acordo com moradores da localidade a vítima era bastante conhecida por causa do envolvimento dela em atividades ilícitas e por esse motivo tinha diversos inimigos. Esta informação foi confirmada por um sargento da Polícia Militar que estava no cenário do assassinato.

O crime não foi testemunhado por nenhum morador, porém a DHPP deverá ouvir algumas pessoas ligadas a vítima para que algumas perguntas sejam respondidas. Populares relataram que existiam cápsulas de pistola ponto 40 no local. Vizinhos informaram que o Jovem morto se chamava Igor Silva e tinha 17 anos, mas essas informações não foram confirmadas oficialmente.   portal bo

Mecânico sofre sequestro relâmpago no Nazaré, Vítima foi ameaçada de morte com arma apontada para a cabeça

Um mecânico de 40 anos, que terá a identificação preservada, foi alvo de um sequestro relâmpago, na noite desta segunda-feira (14), no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal. Os criminosos agiram com violência ameaçando a vítima de morte e apontando a arma para a cabeça dela.
O fato ocorreu por volta das 19h, o mecânico chegava do trabalho quando foi cercado por uma dupla de assaltantes. "Eles logo me obrigaram a entrar na parte traseira do carro e seguiram comigo apontando a arma para minha cabeça, prometendo me matar caso eu reagisse. Foi terrível, pensei a todo momento que eles iriam me matar", relatou.
Depois de 20 minutos em poder dos assaltantes a vítima foi deixada na Avenida 11, no bairro das Quintas. Uma mulher que presenciou o momento que o mecânico foi retirado do carro acabou sofrendo ameaças por parte dos suspeitos. A polícia foi acionada, mas os criminosos fugiram em direção a comunidade Novo Horizonte. O carro do mecânico foi encontrado horas depois.
portal bo