segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Conheça os novos vereadores de Natal

A Câmara Municipal do Natal terá expressiva renovação a partir de 2013, com perfis diversos de vereadores. Ao todo, 17 parlamentares que não tiveram mandato na CMN na atual Legislatura conseguem a eleição. O mais novo é Jacó Jácome (PMN), de 20 anos, enquanto a mais velha é Professora Eleika (PSDC).

Nas bancadas, o PP surge como partido com maior representatividade na CMN, com cinco vereadores. O PSDB, que não tinha nenhum vereador no Legislativo, agora terá dos parlamentares. O PSB elegeu quatro, PMDB três, PV, PT, PSOL e PHS com dois, , DEM, PMN, PSDC, PRB, PSTU e PCdoB com um, cada.

Conheça abaixo os novos vereadores de Natal e a lista completa dos eleitos por coligação:
Natal Merece respeito 3 - Rafael Motta (PP), Chagas Catarino (PP), Albert Dickson (PP), Ary Gomes (PP) e Paulinho Freire (PP)
Natal Merece Respeito 1 - Ubaldo Fernandes (PMDB), Adão Eridan (PR), Bertone Marinho (PMDB) e Felipe Alves (PMDB)
União Por Natal 1 - Júlia Arruda (PSB), Bispo Francisco de Assis (PSB), Franklin Capistrano (PSB) e Júlio Protásio (PSB)
Frente Ampla de Esquerda - Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel (PSOL) e Marcos do PSOL (PSOL)
Transformar Natal 1 - Dagô (DEM), Aroldo Alves (PSDB), Dickson Junior (PSDB)
Natal Merece Respeito 2 - Jacó Jácome (PMN) e Professora Eleika (PSDC)
PT - Fernando Lucena (PT) e Hugo Manso (PT)
PV - Luiz Almir (PV) e Aquino Neto (PV)
União Por Natal 3 - Maurício Gurgel (PHS) e Eudiane Macedo (PHS)
União Por Natal 2 - Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB)

Dagô comemora eleição e garante que vai retribuir "ajuda" da população


Foram cinco tentativas frustradas e 2012 seria a última. Porém, Flaviano Dagoberto Ferreira de Andrade, o Dagô do Forró, enfim, conseguiu ser eleito pela primeira vez. A descontração e o apelo ao público infantil foram, de acordo com o próprio Dagô, os motivos pelos quais ele conseguiu a eleição como vereador mais votado da coligação, com 5.380 votos. "Não sou doido nem bêbado. Eu sou um palhaço", resumiu o futuro parlamentar. Apesar disso, Dagô garante que terá um trabalho sério na Câmara Municipal do Natal. "Podem cobrar".

Casado pela segunda vez, pai de quatro filhos e dono de uma pequena frota de táxis, Dagô entrou na política por acaso. Por ser carismático, o ex-taxista, que comprou o primeiro carro após vender bezerros, costumava ser o centro das atenções entre os amigos desde os 19 anos, quando chegou a Natal depois de deixar João Câmara. Casou cedo, aos 23 anos, mas se divorciou em meados dos anos 90 - a data exata nem ele mesmo recorda. Foi quando teve o início a "carreira" de Dagô no Forró.

"Eu vivia em forrós. Gostava muito, sabe? Gostava de dançar, de fazer aquela festa. Aí um dia, em 1997, decidi fazer um forró e chamei todo mundo, os taxistas, motoristas... Todo mundo dizia 'Dagô vai fazer um forró'. Aí virou sucesso", comemora o vereador eleito.

Apesar do sucesso do Forró do Dagô, que existe há 15 anos, a festa estava fadada ao fim, assim como a carreira política de Dagô. O empresário explicou que, se não vencesse a disputa neste ano, acabaria com o Forró do Dagô e nunca mais se candidataria. A força para mais uma disputa veio do presidente nacional do partido. 
Adriano AbreuVereador eleito vai passar um mês andando pelas ruas para agradecer pela eleiçãoVereador eleito vai passar um mês andando pelas ruas para agradecer pela eleição

"O senador José Agripino ligou pra mim e disse: 'Dagô, esse ano você vai ser eleito'. Fiquei feliz da vida e liguei para ele ontem para agradecer", disse o vereador, que só saiu da sede do Forró do Dagô hoje para visitar os túmulos dos pais, no cemitério de Nova Descoberta.

"Eles sempre souberam que eu conseguiria ser eleito. Eu sou como Lula. Não desisti e consegui. Devo isso a todos os meus amigos, familiares e às crianças, que pediram aos pais para votarem em Dagô e eles votaram", analisou. 

Para conseguir a vitória depois de disputar três eleições para deputado e duas para vereador, Dagô teve uma estrutura reduzida para a campanha. Ao todo, cinco carros estavam circulando com o jingle da campanha, sendo que dois eram de um irmão, outro da mulher, um do filho e a famosa Blazer vermelha, ano 2000, de Dagô "que não tem preço". Com ela, o candidato levava os dois bonecos utilizados para atrair a atenção da população e entretar as crianças.

Dagô garante que não tem vergonha de dançar em frente ao carro ou de parar com o ventríloquo fazendo encenações para as pessoas que passam pela rua. O bom-humor, ele garante que não vai perder. Entretanto, na Câmara Municipal, disse que vai defender a bandeira da cultura popular e do trabalho assistencial, além de cobrar melhorias dos diversos problemas da cidade. "Buraco, saúde, educação, tudo isso eu vou pedir para melhorar, assim que entrar na Câmara e agradecer a Deus por ter conseguido", disse.
Adriano AbreuDagô comemora vitória nas ruasDagô comemora vitória nas ruas

Para comemorar a vitória, Dagô garante que os dois próximos forrós, no sábado e domingo, serão gratuitos. "Mas mulher já não paga, sabe? Nem mulher, taxista, motorista de ônibus, gari. Se eu cobrasse um real de cada um que entra aqui, estaria bem demais", garantiu. 

Apoio

Com a confirmação de que haverá o segundo turno em Natal, Dagô ainda não tem definida a postura que adotará para a campanha de prefeito. Ele garante que votou em Rogério Marinho (PSDB) e que não tem preferência entre Carlos Eduardo e Hermano Morais. A decisão, segundo o vereador eleito, será de José Agripino.

"Minha mulher apoiou Hermano. Mas ainda vou conversar com o senador José Agripino para saber quem será o candidato que terá o apoio do partido. Vou apoiar o candidato que o partido apoiar", garantiu.

Gratidão

Dagô terá direito a pelo menos 14 cargos comissionados na Câmara Municipal do Natal. O vereador eleito ainda não definiu quem serão os assessores, mas disse que a primeira pessoa que vai ajudar será a costureira Maria do Céu, de 62 anos, moradora da favela do Detran e que ajuda nas campanhas de Dagô desde que ele tentou a primeira eleição. "Ele é um homem bom e vai ser um vereador bom também. Estou muito feliz que ele tenha conseguido", disse Maria do Céu.
Adriano AbreuCostureira Maria do Céu será a primeira pessoa a receber auxílio de DagôCostureira Maria do Céu será a primeira pessoa a receber auxílio de Dagô

Depois de pedir ajuda à população, Dagô garante que quer retribuir. Questionado se já teria ouvido muitos pedidos de "me ajude" desde que foi eleito, o vereador foi lacônico. "Ave Maria...".