segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sorteio do Minha Casa, Minha Vida de São Gonçalo é marcado pela emoção de 1.800 famílias

Sorteio do Minha Casa, Minha Vida de São Gonçalo é marcado pela emoção de 1.800 famílias
Um dia de emoção marcou o sorteio de 1.800 habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida de São Gonçalo do Amarante, considerado o maior empreendimento individual do Rio Grande do Norte. Emoção que tomou conta de Maria de Fátima, uma das pessoas beneficiadas, que mora de aluguel com cinco filhos na comunidade Santo Antônio do Potengi. “Uma maravilha! Sensação muito boa. Só em saber que estou ganhando uma casa para colocar meus filhos dentro e criá-los é ótimo. Agora ficarei na expectativa de tudo se concretizar e eu poder finalmente ter minha casa”.
O sorteio dos apartamentos foi realizado na manhã deste domingo (18) pela Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento junto com a Caixa Econômica Federal. O Teatro Municipal teve sua lotação esgotada e para acomodar o público esperado foram instaladas tendas e um sistema de áudio e vídeo que transmitiu o sorteio em tempo real. O prefeito Jaime Calado Acompanhou o procedimento ao lado do secretário de Habitação, Paulo Emídio, o representante da Caixa Econômica Federal de São Gonçalo, a vereadora Valda Siqueira, representando a Câmara Municipal, além de secretários municipais.
A expectativa é que as unidades habitacionais possam ser entregues até o final do ano. São seis áreas residenciais, cada uma com 19 blocos, um total de 300 apartamentos por residencial, totalizando 114 blocos que deverão comportar uma população estimada em 7.200 pessoas. Vale ressaltar que três por cento das unidades habitacionais vão ser entregues com adaptação para portadores de deficiência física.
O investimento é de aproximadamente R$ 109 milhões. Cada residencial terá uma estação de tratamento ecológica, onde os esgotos vão ser tratados e reaproveitados na jardinagem, além disso, os residenciais serão entregues com quadras de areia, playground e área de convivência e de eventos.
“O sorteio foi realizado baseado em todos os critérios já definidos pelo Ministério das Cidades para onde segue a listagem dos 1.800 sorteados junto com 540 suplentes, onde o órgão fará um segundo filtro a respeito dessas pessoas, verificando documentos e situação social. Temos a certeza que estamos realizando o sonho de várias famílias que não possuem sua casa própria. A prefeitura e secretaria serão implacáveis na realização das visitas após o filtro final do ministério e caso encontre alguma inconsistência em relação ao que foi declarado pelas famílias no cadastro, as famílias serão submetidas ao conselho municipal e automaticamente substituídas pelos suplentes”, afirmou Paulo Emídio, secretário municipal de Habitação.
“Quero dizer a vocês que hoje é um grande dia. Algumas famílias serão beneficiadas nesse dia e outras não, mas as que não forem continuarão no nosso sistema para que possam ser contempladas num outro empreendimento. Estou feliz em participar de mais uma etapa importante para o nosso município. Sempre quando tem ações desse tipo, lembro-me da minha mãe, que faleceu nova sem ter a oportunidade de ter uma casa digna para morar. Espero que vocês possam cuidar e usufruir bastante desse espaço. Esse empreendimento é fantástico, possui quadra, área de eventos e convivência, enfim. Desejo boa sorte a todas as família”, finalizou Jaime Calado.

Mecânico morto a marretadas pela própria mulher sofria ameaças Polícia ainda não tem pistas do paradeiro da suspeita do crime.


A polícia ainda não tem pistas do paradeiro de Josefa Maria de Lima, suspeita de ter assassinado o marido Milton Pedro da Silva com golpe de marreta. O crime ocorreu na noite da sexta-feira (16), no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim, região Metropolitana. Segundo testemunhas, a vítima resolveu sair de casa naquela noite por que sofria ameaças de morte.
De acordo com o laudo preliminar do ITEP o mecânico da Base aérea de 40 anos, sofreu golpes na nuca e na cabeça e foi pego de surpresa enquanto estava de costas sem chance de defesa. A reportagem do Portal BO conversou com uma testemunha moradora da mesma rua onde ocorreu o fato. O homem, que preferiu não ser identificado, revelou que a vítima vinha sofrendo ameaças de morte que partiam da companheira e por esse motivo resolveu deixá-la.
“Ele me procurou ainda na tarde da sexta para me dizer que não estava mais aguentando a vida daquela forma e que sairia de casa para não ser concretizado o que a mulher prometia fazer, que era matá-lo. Havia muita discussão entre eles e ouvíamos tudo isso, mas não acreditávamos que chegaria a tal ponto”, relatou.
A testemunha ainda destacou que a suspeita fez questão de dizer que tinha cometido o crime anunciando na rua para todos que passavam pelo local. A mulher fugiu a pé e sem deixar pistas, diligencias foram feitas e buscas ainda Estão sendo realizadas. O boletim de ocorrência assim como o relatório do delegado de plantão da zona Sul sobre o crime foi enviado na manhã desta segunda-feira (19) para a 1ª Delegacia de Parnamirim, onde deverá ser instaurado um inquérito que investigará a morte. 
Portal BO