segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Parede de barragem pode ser arrancada com as mãos. Veja vídeo

Estrutura da barragem Passagem dos Traíras apresenta erosões e fissuras. Ela é uma das cinco barragens do Rio Grande do Norte que estão sob risco, de acordo com a ANA

https://www.tvclubepe.com.br/    

Com a tragédia que acometeu Brumadinho, em Minas Gerais, as atenções sobre as barragens foram intensificadas em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, cinco estruturas estão comprometidas e apresentam graves problemas, uma delas é a Barragem Passagem das Traíras, na Região do Seridó. Assista ao vídeo em que um morador da cidade chama a atenção para a instabilidade do concreto.
O vídeo começou a circular em grupos do WhatsApp da região depois que o deputado Estadual, Nivaldo Costa (PDT), gravou um áudio divulgando que tinha tomado uma medida em relação ao perigo que a barragem tem apresentado ao local. Na ocasião, o deputado fala que conseguiu marcar uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar do assunto.
A barragem é uma das mais importantes do Estado e está localizada na Bacia do Rio Piranha-Assu, na fronteira dos municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó. Nas imagens feitas pelo morador da cidade Alcino Inácio, é possível perceber a facilidade que a parede tem em cair e se desfazer, sem muito esforço. Os problemas listados são trincas, fissuras e erosão. Das cinco barragens, apenas duas apresentam valores de recuperação estimado em mais de R$ 4 milhões, a outra é a Marechal Dutra, mais conhecida como “Gargalheiras”.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) avisou através de nota que irá montar uma comissão de estudos ainda nesta segunda-feira (28), com o objetivo de apresentar um planejamento de reformas e melhorias. Posteriormente o projeto será lançado a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

peço a todos que visitarem meu blog
deixem comentarios.
obrigado.