segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cearense cria nu artístico para promover venda de objetos A decisão de largar tudo e colocar o pé na estrada veio em setembro deste ano, quando o artista encontrou a necessidade em se descobrir como ser humano

Elano Chaves uniu arte e ousadia para vender  seus objetos pessoais (FOTO: Reprodução/Facebook)
Elano Chaves uniu arte e ousadia para vender seus objetos pessoais (FOTO: Reprodução/Facebook)
Quem nunca pensou em viajar mundo a fora e conhecer diversos lugares? Desejar é o primeiro passo, mas planejar e pôr em prática é algo mais duro. Para realizar o sonho de conhecer o mundo com uma mochila nas costas é preciso encher o porquinho. E para juntar uma boa grana, o artista e estudioso da linguagem da performance Elano Chaves, de 25 anos, está sendo bem ousado.
Elano criou uma conta no microblog Tumblr chamada A Viagem do Herói e usou o nu artístico para vender seus móveis e objetos pessoais na internet. Lá, amigos ousaram tirar a roupa e mostrar tudo (ou quase tudo) para promover os objetos à venda. A ideia foi tão bem aceita que o candidato a ‘mochileiro‘ usa também o blog para trocar experiências artísticas.
Sonho de meninoQuem nunca pensou em viajar mundo a fora e conhecer diversos lugares? Desejar é o primeiro passo, mas planejar e pôr em prática é algo mais duro. Para realizar o sonho de conhecer o mundo com uma mochila nas costas é preciso encher o porquinho. E para juntar uma boa grana, o artista e estudioso da linguagem da performance Elano Chaves, de 25 anos, está sendo bem ousado.
Elano criou uma conta no microblog Tumblr chamada ‘A Viagem do Herói‘ e usou o nu artístico para vender seus móveis e objetos pessoais na internet. Lá, amigos ousaram tirar a roupa e mostrar tudo (ou quase tudo) para promover os objetos à venda. A ideia foi tão bem aceita que o candidato a ‘mochileiro‘ usa também o blog para trocar experiências artísticas.
Sonho de menino
Desde criança, sonhava em viajar o mundo todo, mas no máximo foi até o Rio de Janeiro e São Paulo. Nunca chegou a sair do Brasil. A decisão de largar tudo e colocar o pé na estrada veio em setembro deste ano, quando o artista encontrou a necessidade em se descobrir como ser humano e pensou: “Quero me salvar de mim mesmo”.
A ideia é que a viagem tenha custo zero, com auxílio de caronas e do Couchsurfing – surfando no sofá -, onde mochileiros se ajudam com hospedagem. Elano já hospedou alguns mochileiros em seu apartamento e agora é a sua vez de buscar abrigo na casa de outros aventureiros cadastrados no site.
Projeto artístico
Em novembro, Elano começou a tirar as fotos e foi postando, juntamente com textos sobre a viagem. O projeto, que terá 78 fotos no total – mesmo número das cartas do tarô – conta com artistas, amigos e conhecidos do autor. Cerca de 90% dos artistas nunca tinham feito um trabalho sem roupa e desejaram participar do projeto para se libertar. “Muitos conheciam o trabalho, se admiravam e se ofereciam. Alguns deles me disseram ‘ah, eu sou tão travado, o nu artístico por ser uma forma de eu me libertar, de transformação, acho que vai me fazer bem’. O processo foi muito interessante, algumas poses foram ideias dos meus colegas e outras eu dirigi.”, diz.
Ainda segundo Elano, as fotos externas requeriam um pouco mais de cuidado: “Poderíamos ser presos por atendado ao pudor. Por isso as fotos foram pensadas antes e quando chegávamos no local tínhamos o momento de posar e tirar a foto, era muito rápido.” Os ambientes retratados são, em geral, despedidas da cidade, das pessoas (amigos) e dos objetos.
Sobre os produtos
As peças, que variam entre ferramentas, móveis, DVDs e perucas, variam entre R$ 10 a R$ 1,9 mil, preço da televisão. Porém, o artista pretende fazer uma promoção quando a data da viagem estiver mais próxima e baixar os preços. Algumas peças como tecidos, relógio e araras de roupas já foram vendidas. Outras dependem da disponibilidade de entrega, pois como o artista viajará em abril de 2014, precisará de alguns objetos até a data próxima da viagem. Neste final de semana, Elano promoverá um bazar no seu apartamento onde as pessoas poderão conhecer os objetos e comprá-los.
Ari Areia, um dos artistas presentes no projeto, conta como foi sua experiência. “Engraçado que eu vim de uma família religiosa, então durante boa parte da minha vida essa ideia de fazer um trabalho com nu artístico foi colocada no plano do ‘nem pensar’. O trabalho do Elano é sensível, belo, delicado, é uma obra de arte, inclusive às vezes a gente esquece que a ideia inicial é fazer uma especie de mostruário de objetos a venda. Acho que há uma série de tabus atuais a respeito do corpo que precisam ser repensados. Principalmente por quem, talvez se escandalize em ver dois homens posando nus sobre dois bancos, mas paga fortunas pra ir à Itália ver o Davi, de Michelangelo, ou A Criação de Adão.”, comenta.
Chaves ainda não definiu o itinerário da viagem, mas afirma que não deseja voltar para o Brasil: “Não quero estar no Brasil em 2014, aqui vai estar muito conturbado. Mas também não pretendo voltar. Conheço pessoas que viajaram há nove anos e ainda não voltaram.” Além do processo de descobrimento de si mesmo que pretende com a viagem, Elano também quer ajudar as pessoas a se descobrirem, para isso utilizará cartas de tarô nos locais por onde passar.
A viagem do Herói
O inspiração para criar o título de sua aventura vem do livro ‘O tarô e a Viagem do Herói‘, do escritor alemão Hajo Banzhaf, onde o autor conta como uma história que passa por todas as cartas do tarô, retratando o processo de descobrimento pessoal e do mundo, mostrando os seus medos, angústias e superações, fazendo analogias com os contos de fadas. Mas para Elano, o “herói” não é ele, e sim quem se permite fazer essa aventura de conhecer o mundo. “Todo mundo pode se identificar e todos deveriam passar por esta experiência.”, finaliza.
via : Tribuna do Ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

peço a todos que visitarem meu blog
deixem comentarios.
obrigado.