terça-feira, 7 de janeiro de 2014

UPA da cidade da esperança abre portas em regime parcial

Ainda sem inaugurar, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Esperança já abre suas portas em regime parcial.  O atendimento será exclusivo para os pacientes oriundos de Natal. No entanto, serão avaliados os casos de alto risco que comprometam a vida do paciente. Segundo Cipriano Maia, secretário municipal de saúde, se não estiver enquadrado  nas especifidades da unidade o indivíduo será redirecionado para seu município de origem.
Vlademir AlexandreNova estrutura começou a funcionar ontem parcialmente com atendimento de Clínica Médica. A Odontologia já funcionava desde 20/12Nova estrutura começou a funcionar ontem parcialmente com atendimento de Clínica Médica. A Odontologia já funcionava desde 20/12

Moradores do bairro, e de outras localidades da capital já faziam uso da nova estrutura clínica na manhã de ontem. No entanto, ainda faltam os equipamentos mobiliários e complemento da equipe médica para o total funcionamento. A direção da unidade pretende em março ter o quadro completo para inauguração da UPA.

A mais nova porta de entrada de urgência e emergência pretende abarcar, principalmente, a zona oeste da cidade, também servindo como retaguarda  para o serviço de ortopedia e pediatria. No local, poderão ser feitas pequenas intervenções ortopédicas, que não necessitem de cirurgias, assim que viabilizado a equipe médica de ortopedia. 

Pacientes de Natal são o alvo de atendimento, os outros municípios devem equipar sua rede básica para o suprimento de suas demandas. “Estamos trabalhando para a melhoria da rede básica em Natal. Não temos a responsabilidade de atender outros municípios”, relata. “É preciso enfatizar para a população que também não é para substituir as unidades básicas. A UPA é para intercorrências inesperadas. Essa unidade não é um ambulatório de rotina”, esclarece Maia, acrescentando ainda que os problemas de saúde do cotidiano devem ser resolvidos por consulta agendada nas unidades de saúde.

saiba mais

O funcionamento da unidade faz parte de um reordenamento estratégico da rede de saúde municipal e estadual. “A UPA serve para ampliação da oferta de urgência e emergência na zona oeste da cidade, além de desafogar os serviços que sofrem com congestionamentos”, relata o titular da pasta de saúde. O atendimento na UPA equivale ao  serviço oferecido no Hospital dos Pescadores, pronto-socorro em Cidade Satélite, Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste. 

Cadeiras, longarinas, birôs, leitos infantis, ainda estão chegando ao local. Assim como os profissionais. Falta os profissionais de ortopedia  e do setor infantil. A equipe pediátrica será formada por médicos de uma cooperativa médica, que ainda estão fechando escala. De acordo com o secretário, serão definidos os profissionais logo após a abertura do atendimento pediátrico na UPA de Pajuçara. “Não temos nenhuma porta aberta infantil na região da Zona Norte. Vamos abrir logo Pajuçara e depois Cidade Esperança”, expõe.

A equipe da UPA Cidade Esperança está sendo formada tanto por profissionais relocados da própria rede municipal de saúde, como do recente processo seletivo simplificado, realizado ao início do ano. “Já tem em torno de 100 pessoas, falta mais 100”, explica Suami Bezerra, diretora da UPA Cidade Esperança. 

“Abrimos sem inaugurar, mas a partir de hoje não fechamos mais”, assegura a diretora sobre a unidade que desde às 6h da manhã de ontem atendia a população. Por enquanto, na UPA Cidade Esperança, o ambiente ainda está tranquilo e com sentimento de satisfação. De tal maneira que o segurança até abre a porta para os pacientes que chegam ao local, e ainda ensaia uma prosa rápida de educação. Aos poucos a divulgação da abertura da UPA vai chegando aos ouvidos da população, e a unidade, ainda incompleta, já se prepara para o aumento da demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

peço a todos que visitarem meu blog
deixem comentarios.
obrigado.