quinta-feira, 29 de setembro de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
BULLYNG: MORTE DE GABRIEL LEVANTA SUSPEITA DE AMEAÇAS E EXTORSÕES.
Bullying: morte de criança de 13 anos levanta suspeita de ameaças e extorsões
Foto: Sergio Costa
Gabriel foi sepultado ontem(22)
O estudante Gabriel Régis, de 13 anos, morreu na manhã deste domingo (21), após complicações provocadas por asfixia mecânica, e sua morte pode ter sido provocada pela prática do bullying. A criança foi encontrada na noite do sábado (20) dentro do quarto da residência onde morava na rua Caruarú, na Cidade da Esprança. Ele estava desacordado com um cinto enrolado ao pescoço.
A mãe dele flagrou a cena quando chegou do trabalho e ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Gabriel foi socorrido para o Clóvis Sarinho, mas não resistiu. Nesta segunda-feira (22), o corpo do garoto foi velado pelos familiares e amigos em um clima de dor e muita tristeza.
Todos queriam saber os motivos que levaram o menino a tirar a própria vida. Isadora Nascimento, que cuidava de Gabriel na ausência da mãe, não estava na casa no momento da tragédia, mas fez declarações importantes e surpreendentes que podem levar a polícia a investigar um suposto caso de bullying.
Todos queriam saber os motivos que levaram o menino a tirar a própria vida. Isadora Nascimento, que cuidava de Gabriel na ausência da mãe, não estava na casa no momento da tragédia, mas fez declarações importantes e surpreendentes que podem levar a polícia a investigar um suposto caso de bullying.
Isadora disse a reportagem do Portal BO que o garoto foi assaltado a cerca de um mês e, desde então, passou a se comportar de maneira diferente. “Gabriel andava com medo, olhando pros lados e quando ia para a igreja, só saía correndo de casa”, disse.
Gabriel também teria contado que em muitas ocasiões o assaltante passou a persegui-lo e vigiá-lo na escola. Por várias vezes o garoto teve que dar dinheiro ao rapaz sob ameaça de ser agredido. “Ele disse pra mim que na semana passada foi atacado pelo desconhecido. O homem em questão era alto, moreno e andava de bicicleta” completou.
Gabriel também teria contado que em muitas ocasiões o assaltante passou a persegui-lo e vigiá-lo na escola. Por várias vezes o garoto teve que dar dinheiro ao rapaz sob ameaça de ser agredido. “Ele disse pra mim que na semana passada foi atacado pelo desconhecido. O homem em questão era alto, moreno e andava de bicicleta” completou.
A mãe de Gabriel não quis conversar por está em estado de choque. O caso já está sendo investigado no 8º Distrito Policial, que funciona temporariamente no bairro de Felipe Camarão. A polícia quer descobrir quem era o jovem que teria assaltado a criança e passado à ameaça-lo em troca de dinheiro.
Os casos de bullying se tornaram frequentes nos últimos anos e ganharam grande repercussão após alguns casos envolvendo mortes. De acordo com o site Wikipédia o termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Os casos de bullying se tornaram frequentes nos últimos anos e ganharam grande repercussão após alguns casos envolvendo mortes. De acordo com o site Wikipédia o termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Categoria: Natal, Policial
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
festejos juninos.
O resultado do Edital Prêmio Junino 2011 será divulgado na próxima segunda-feira, 13 de junho. O recebimento das propostas ocorreu até a sexta-feira, 9 de junho e a procura por Grupos Juninos e Festivais foi muito grande e bastante satisfatória para a Comissão Organizadora que, durante todo o processo esclareceu dúvidas e orientou os interessados. É a primeira vez que o Governo do Estado apoia financeiramente os festejos juninos, dentro de um processo democrático através da seleção por edital, prestigiando os grupos que se organizam nessa época do ano para oferecer uma das mais tradicionais manifestações populares do nosso Estado.
Durante o processo de inscrições, o Edital Prêmio Junino 2011 passou por alterações sugeridas pela própria comunidade junina que participou de uma reunião com a secretária Extraordinária de Cultura do RN e FJA, Isaura Rosado e que acatou prontamente o pleito deles. "O resultado da reunião foi tão satisfatório que acatamos a sugestão dos representantes dos festejos juninos de diminuir o valor de apoio de R$ 5 mil para Festivais e Arraias Juninos, para R$ 1 mil. Dessa forma, o Edital ampliará a contemplação nessa categoria de 30 para 150 arraias ou festivais", esclareceu a secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado. Inicialmente, o Edital previa dar ajuda de custos para 30 Arraias ou Festivais (R$ 5 mil) e 116 Quadrilhas Juninas, no valor de R$ 3 mil. Com a diminuição do valor, a proposta inicial de apoiar 146 festejos juninos, pula para 266 no geral. As modificações no Edital já foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), na data de 3 de junho de 2011. O total de investimentos disponibilizados pela governadora Rosalba Ciarlini é de R$ 500 mil.
De acordo com Isaura Rosado, o primeiro ponto levado aos participante da reunião foi um pedido de desculpas pelo atraso no apoio financeiro aos grupos juninos. "Esse pedido de desculpas foi justificado pelas dificuldades financeiras porque passa o Governo do Estado no momento que, a princípio não poderia apoiar qualquer manifestação junina. Mas, diante dos diversos pedidos de apoio desses grupos, a governadora Rosalba Ciarlini abriu essa exceção e disponibilizou os R$ 500 mil que serão tão democraticamente utilizados pelos interssados em manter as nossas tradições juninas", esclareceu a secretária Extraordinária de Cultura.
terça-feira, 7 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
CANTOR DE BREGA CANCELA SHOW E VAE PARAR EM DELEGACIA DO INTERIOR DO RN.
O empresário José Dantas de Lima procurou na manhã deste domingo (5) a Delegacia de Currais Novos, interior do estado, para registrar uma ocorrência contra o cantor José Orlando. Ao lado do artista, José Dantas informou aos policiais que na noite deste sábado (4), o cantor tinha sido contratado para realizar dois shows, um na cidade de Lagoa Nova/RN e outro na cidade de Frei Martinho/PB, porém o acordo não foi cumprido.
José Dantas informou que o show programado para ocorrer no RN chegou a ser realizado, mas o da cidade da Paraíba não ocorreu. Aos policiais, José Orlando disse que num trecho de estrada carroçável que liga as cidades de Currais Novos/RN a Frei Martinho/PB, o veículo não conseguiu passar devido os estragos causados pelas chuvas. Já José Dantas disse que o trecho oferecia todas as condições para se trafegar com veículos, tendo inclusive um caminhão carregado passado pelo o local.
De acordo com Soldado da PM J. Júnior, o cantor chegou a ligar para um dos organizadores do evento explicando o motivo que não realizaria o show, porém o empresário sugeriu que o artista poderia ir ao evento no seu veículo levando parte da equipe. Zé Orlando não aceitou o convite e alegou ser muito tarde para realizar o show.
Na manhã de hoje todos compareceram na delegacia, mas como o Delegado que atende várias cidades demorou a chegar, Zé Orlando foi embora da delegacia dizendo que tinha outros compromissos e não poderia esperar. Como o caso aconteceu na cidade de Frei Martinho na Paraíba, o Delegado de Currais Novos esclareceu que o procedimento teria que ser feito naquela cidade.
Os organizadores do evento pretendem acionar a justiça e solicitar uma indenização por danos morais e materiais, já que, tiveram gastos com a organização do evento, que não ocorreu
domingo, 5 de junho de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
GOVERNADORA DEIXA NATAL DE FORA DOS FESTEJOS JUNINOS.
LIQUAJUTERN
Governo do Estado exclui Natal dos festejos juninos
A Governadora do
Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, excluiu Natal dos
Festejos Juninos de 2011. Esta informação foi prestada por Izaura
Rosado, Secretária estadual de Cultura, a Humberto Floriano, Presidente
da LIQUAJUTERN – Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do
Rio Grande do Norte. Na oportunidade, Izaura explicou que, este ano,
toda a ajuda governamental às quadrilhas juninas será concentrada nas
cidades de Mossoró, Açu e Currais Novos e que, infelizmente, Natal
ficaria fora.
Esta é a primeira vez, desde o início dos festivais de
quadrilhas juninas, na década de 80 do século passado, que o Governo do
Estado não participa dos festejos Juninos na capital. É como se Natal
não fizesse parte do Estado do Rio Grande do Norte. A Governadora se
esqueceu muito rapidamente das suas promessas de campanha, quando
afirmou que daria a Natal a mesma atenção que fosse dada à Mossoró. A
desculpa da falta de verba para atender a todas as necessidades
culturais não convence, uma vez que para Mossoró não tem faltado
dinheiro do cofre estadual.
Em Mossoró só existe um festival de
quadrilha junina, que atende mais às participações de grupos do estado
do Ceará, que por sinal levam a maior parte das premiações. Só na Zona
Norte de Natal existe muitas vezes mais quadrilhas juninas do que na
cidade de Mossoró. Só este detalhe já seria suficiente para sensibilizar
a Governadora, mas os fatos comprovam que a insensibilidade do
“barrismo” falou mais alto. Neste caso a famosa frase de Boris Casoy da
TV Bandeirante, se encaixa bem: “Mas, que Vergonha, Senhora
Governadora!
”
Humberto Floriano
Humberto Floriano
Presidente da LIQUAJUTERN
sexta-feira, 27 de maio de 2011
MOSSORÓ CIDADE JUNINA.
A Gerência de Comunicação Social da Prefeitura Municipal iniciou nesta segunda-feira (23/05) o prazo credenciamento de jornalistas para cobertura do Mossoró Cidade Junina. O prazo se estenderá até às 17h do dia 31 de maio.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Após pressão de religiosos, Dilma suspende produção de ‘kit anti-homofoobia’,
Depois de se reunir nesta quarta-feira, 25, com deputados da chamada bancada religiosa, o governo decidiu suspender todas as produções que estavam sendo editadas pelos ministérios da Saúde e da Educação sobre a questão da homofobia. De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff assistiu vídeos do chamado “kit anti-homofobia” e não gostou do tom das produções.
“A presidenta decidiu suspender esse material e suspender também a distribuição”, disse o ministro, após se reunir com cerca de 30 deputados, entre eles, o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela, e Anthony Garotinho.
De acordo com Gilberto Carvalho, todo material sobre “costumes” será produzido após consulta a setores da sociedade interessados, inclusive a bancada religiosa.
“A presidenta se comprometeu, daqui para a frente, que todo material sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade, inclusive às bancadas que têm interesse nessa situação. Nós entendemos que é importante que, para ser produtivo e atingir seu objetivo, esse material seja fruto de uma ampla consulta à sociedade, para não gerar esse tipo de polêmica que, ao fim, acaba prejudicando a causa para a qual ele é destinado”, disse Carvalho.
O governo admite que a decisão foi provocada pela pressão da bancada religiosa. “Na verdade o governo recebeu hoje a bancada evangélica e católica que vieram contestar os materiais atribuídos aos ministérios da Educação, da Cultura e da Saúde. O governo informou aos deputados que estão suspensas todas as produções de materiais que falem dessas questões, sobretudo dessa questão comportamental”, informou o ministro.
“A posição do governo é clara. Estão suspensas a edição e a distribuição desse material. E qualquer material daqui para frente passará por um crivo de um debate mais amplo da sociedade”, enfatizou Gilberto Carvalho.
O kit de combate à homofobia foi elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) a partir do diagnóstico de que falta material adequado e preparo dos professores para tratar do tema. O preconceito contra alunos homossexuais tem afastado esse público da escola, apontam as entidades.
Na semana passada, o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, negou que o ministério tivesse decidido pela alteração do conteúdo do kit de combate à homofobia. “O material encomendado pelo MEC visa a combater a violência contra homossexuais nas escolas públicas do país. A violência contra esse público é muito grande e a educação é um direito de todos os brasileiros, independentemente de cor, crença religiosa ou orientação sexual. Os estabelecimentos públicos têm que estar preparados para receber essas pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento”, defendeu Haddad à época.
O material do kit ainda não havia sido finalizado pelo governo. Entretanto, três vídeos que vazaram pela internet provocaram polêmica há duas semanas. Apesar das críticas, o kits ganharam apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) que lançou seu parecer favorável ao material. Na avaliação da Unesco, o material iria contribuir para a redução do estigma e da discriminação. O material deveria ser distribuído a 6 mil escolas de ensino médio.
Assinar:
Postagens (Atom)





















